top of page

Como harmonizar cores?

Finalmente chegou o verão! A estação mais quente do ano e também a mais alegre. É, sem dúvidas, a mais aguardada pelos baianos. É quando conseguimos fazer uma pequena pausa para recarregar as energias, além de curtir muito o mar e o sol. No verão, geralmente estamos mais coloridos, seja nas roupas, nos acessórios ou simplesmente no nosso estado espiritual. Isso reflete-se também na nossa casa, ou você acha que as casas de praia costumam apresentar muitas cores por acaso? Se é na casa de praia ou não, o post de hoje vai falar sobre as cores e como elas influenciam completamente não só a estética, como também o clima do ambiente.

Vários são os fatores determinantes para a escolha das cores num ambiente: idade, valores culturais e a personalidade do morador. Cada cor carrega uma série de significados e provoca diferentes sensações. Quando há o desejo de criar um espaço colorido, devemos estar sempre atentos para a harmonia entre as cores escolhidas.

“Harmonizar ou combinar cores é criar um conjunto aonde as participantes estão em proposital equilíbrio de forças. ”

O círculo cromático de cor-luz (conhecido como círculo cromático da indústria gráfica) é um elemento que pode auxiliar e facilitar bastante o processo da escolha de cores num ambiente. Existe também outros círculos cromáticos como o dos artistas, mas aqui vamos utilizar o de cor-luz. Trata-se de uma paleta composta por doze cores como mostra a figura abaixo, sendo 3 cores primárias, 3 cores secundárias e 6 cores terciárias:


Para facilitar a combinação das cores presentes no círculo cromático existem as harmonias das cores que podem ser relacionadas ou contrastantes.

RELACIONADAS x CONTRASTANTES

A harmonia das cores relacionadas consiste no uso de um matiz principal, onde as outras cores da composição são resultado da variação da luminosidade ou de saturação desse matiz.

Harmonia monocromática: harmonia que utiliza um único matiz que pode sofrer variação apenas em luminosidade e saturação.

Harmonia acromática: harmonia que utiliza um único matiz onde praticamente não há saturação (tonalidade) da cor.

Harmonia análoga: harmonia em que o matiz principal empresta sua cor aos outros matizes componentes da harmonia e que são vizinhos no círculo cromático, sendo um no sentido horário e outro no sentido anti-horário. Cores em destaque no exemplo: vermelho, laranja e amarelo.

A harmonia das cores contrastantes consiste no uso de matizes distintos numa mesma composição.

Harmonia complementar: harmonia de matizes opostos no círculo cromático. A harmonia entre o azul e o amarelo é uma das mais utilizadas na ambientação de espaços.

Harmonia complementar dividida: harmonia que utiliza um matiz e os dois matizes vizinhos de seu complementar. Cores em destaque: laranja, verde e azul.

Harmonia em tríade: harmonia que utiliza três matizes afastados 120 graus no círculo cromático. Cores em destaque: azul, vermelho e verde

Harmonia em tétrade ou complementar dupla: harmonia que utiliza dois pares de harmonias complementares simultaneamente. Cores em destaque: azul, amarelo, vermelho e ciano

Harmonia em quinteto e sexteto: harmonia que utilizam cinco ou seis matizes afastados na forma de pentágono ou hexágono. Cores em destaque: laranja, rosa, azul, vermelho, amarelo e verde

Fazendo uma tabela de harmonias tomando como base o círculo cromático acima e usando a cor azul como referência, temos:

Agora que vocês já viram e conheceram as harmonias das cores e como cria-las, podem começar a exercitar isso em casa. Seja na escolha de uma almofada ou da tinta da parede, a harmonia entre as cores é fundamental e faz toda a diferença. Existem alguns sites que permitem que você cria a sua própria paleta de cores a partir do círculo online:

http://www.studiosol.com.br/esquema-de-cores/

http://kuler.adobe.com http://www.colorschemedesigner.com http://www.colorschemer.com/online.html

Até a próxima!

RECENT POSTS

ARCHIVE

bottom of page