top of page

Qual planta combina mais com a sua casa?

A vegetação pode transformar o ambiente não só no aspecto visual, como também pode interferir diretamente na melhora da qualidade do ar e na criação de um microclima mais agradável dentro de casa, isto é, num ar mais puro e mais fresco (ideal para um clima quente como o nosso). Hoje vamos falar sobre as plantas na decoração da casa, principalmente sobre as mais adequadas para espaços internos! Esse segmento tem crescido muito no mercado em virtude do grande número de apartamentos existentes nas grandes cidades e tem influenciado a criação de várias peças para acomodar as plantas de forma mais elegante. Além de serem categorizadas por gêneros e espécies, existem plantas que necessitam de uma maior quantidade de água que outras, como também plantas que necessitam de maior exposição solar e outras menos.

Espada- de- São- Jorge

Sansevieria trifasciata

Além de ser um tipo de planta ornamental, a crença popular costuma dizer que ela protege contra o mau-olhado. É uma planta muito resistente que pode ser plantada tanto em climas frios quanto quentes, sendo uma das poucas que suportam ar condicionado e fumaça de cigarro. Existem comprovações científicas de que ela purifica o ar, pois possui a capacidade de absorver formaldeídos oriundos de carpetes e tecidos sintéticos. Também existe na versão “mini” (figura à direita), perfeita para vasos pequenos.

As fachadas da loja Casa Firma em São Paulo são compostas por por 3.500 vasos de espada-de- São-jorge

Manutenção: Pouca luminosidade solar e rega semanal

Ambientes ideais: sala, quarto, banheiro

Figueira-lira

Fycus Lyrata

Essa planta é robusta e possui folhas grandes e resistentes que têm boa durabilidade. De fácil manutenção e aquisição, tem sido cada vez mais utilizada nos interiores residenciais.

Manutenção: Boa luminosidade solar indireta e rega de uma a duas vezes por semana

Ambientes ideais: varanda e sala

Suculentas


Existem muitas espécies de plantas suculentas no mercado. Essas plantas têm sido bastante comercializadas para ambientes internos, em virtude da praticidade da manutenção e do pequeno porte, além da longa durabilidade, se cuidadas de maneira correta. São ideais para quem quer começar a ter plantas em casa e não dispõe de muito tempo para cuidar delas.


Manutenção: Boa luminosidade solar e rega semanal

Ambientes ideais: sacadas, varandas e ambientes internos com boa luminosidade natural

Dinheiro em penca

Callisia repens

Acredito que essa planta é uma das preferidas para a ambientação em mesas de centro pelo porte rasteiro e denso, que se assemelha aos buxinhos. Essa planta não tolera o frio, não sendo recomendada, portanto, a sua utilização em ambientes fechados mantidos sob ventilação artificial (ar condicionado).

Orquídeas e dinheiro de penca compondo a mesa de centro

Manutenção: Baixa luminosidade solar e rega diária

Ambientes ideais: salas e quartos com luminosidade solar indireta

Orquídea

Orchidaceae

Podemos dizer que a orquídea é uma das plantas mais utilizadas na composição de ambientes decorados, principalmente nas salas de estar e jantar. O seu porte esguio e a beleza das flores trazem elegância e requinte ao espaço. Existem cerca de 35 mil espécies de orquídea no mundo, onde os cuidados de uma para outra podem sofrer variações. No âmbito geral, podemos dizer que são plantas que não necessitam de muita água nem de muito sol.


Manutenção: Média luminosidade solar e rega de uma a duas vezes por semana

Ambientes ideais: ambientes com luminosidade solar indireta como quarto e sala

Antúrio

Anthurium

O antúrio é uma planta bem adaptada ao nosso clima tropical, tornando-se fácil o seu cultivo. É muito bonita e possui cores variadas! Para a sua manutenção, é necessário que haja bastante umidade e adubo para que ela se desenvolva bem. Não suporta ventilação artificial, sendo essencial mantê-la afastada dos aparelhos de ar condicionado.

Manutenção: Boa luminosidade solar indireta e rega diária

Ambientes ideais: ambientes com boa luminosidade solar indireta

Ervas

Além de possuir aroma agradável, as ervas podem ser usadas nas receitas culinárias. Portanto, o ideal é mantê-las na cozinha. Alguns exemplos são: erva-cidreira, manjericão, alecrim, boldo, hortelã e pimenta. A manutenção é simples, bastando pouco sol e pouca água todos os dias. Para quem possui uma cozinha com boa luminosidade e espaço, é bom também investir nas árvores frutíferas em miniatura ou bonsais. Geralmente elas dão frutos tão bons quanto os grandes, além de trazer mais vida ao ambiente.


Manutenção: Luz solar matinal e rega diária

Ambientes ideais: cozinha e área de serviço

Acessórios

Atualmente, existem no mercado diversas opções de estruturas para acomodar as plantas em casa. A sofisticação do design torna esses acessórios em peças de destaque na composição do ambiente. Abaixo listo algumas sugestões dos que mais gosto:


Os Skyplanters da empresa neolandeza Boskke são vasos em cerâmica, com design inovador e que permitem a cultivação das plantas de cabeça para baixo. Os vasos podem ser pendurados no teto ou na parede.

Também da empresa Boskke, o Boskke Cube. "Desconstruímos o vaso de planta tradicional e o montamos de uma maneira literalmente mais transparente. O corpo em plástico transparente revela a água, o solo e as raízes da planta, permitindo-lhe testemunhar em primeira mão a mecânica do crescimento das plantas." Patrick Morris – designer

Os produtos da Selvvva em estrutura metálica e madeira têm design limpo e contemporâneo e possuem cores variadas

Espero que o post de hoje estimule mais pessoas a cultivar plantas dentro de casa. Viver em apartamento não é desculpa para não as manter por perto, basta escolher uma que melhor se adeque ao clima dentro da sua casa e ao grau de cuidado e atenção que você poderá dispensar para a manutenção do verde. Até a próxima!


RECENT POSTS

ARCHIVE

bottom of page