top of page

Quadros: saiba como escolher os seus

Um dos muitos recursos que utilizamos na composição de ambientes internos , principalmente quando falamos sobre o aspecto estético do espaço: uma composição de quadros.


Os quadros podem expor os mais diversos conteúdos:

Pinturas

Fotografias

Gravuras e artes digitais

Objetos emoldurados


A organização dos quadros também pode ser bastante variada, o importante é que fiquemos sempre atentos a adequação deles ao espaço proposto para que o resultado final seja satisfatório. Isso requer atenção especial para alguns elementos num ambiente como:


COR ESTILO ALTURA DO PISO AO TETO

A cor é determinante para a escolha da composição dos quadros. Se tivermos um espaço onde os tons neutros são predominantes podemos abusar mais de cores variadas para dinamizar o ambiente.

O quadro colorido torna-se elemento de destaque na composição simétrica e neutra.

Fonte: www.robertomigotto.com.br

Já em ambientes mais coloridos, a depender da quantidade de quadros vale a pena apostar no tradicional preto e branco, caso contrário podemos acabar usando tantas cores que o espaço pode resultar num ambiente confuso e visualmente cansativo:



O quadro em tons de laranja compõe com as cadeiras da mesma cor e dá um toque de cor ao ambiente marcado pelo cinza

Fonte: www.suitearquitetos.com.br


O estilo de um ambiente determina não só o conteúdo dos quadros como também a organização deles na parede, bem como as suas respectivas molduras. Em um espaço clássico, por exemplo, considera-se mais adequado utilizarmos molduras mais neutras e simples, como as retas em madeira, as pretas e as brancas. Num ambiente com essas características, o ideal é que os quadros possuam o mesmo tamanho e estejam perfeitamente alinhados.


Sala com quadros em tons neutros perfeitamente alinhados

Fonte: www.dbarquitetos.com

Já em um ambiente descontraído, temos total liberdade para a composição: quanto mais variados os conteúdos, tamanhos e molduras dos quadros, mais interessante o conjunto se torna. O desalinhamento que parece despretensioso entres os quadros é outro elemento adotado e deve ser muito bem estudado antes da fixação desses na parede. Entretanto, essa mesmo numa aparente desordem há o cuidado com a paleta de cores e conexão temática e visual entre os conteúdos, por mais que esses sejam variados.


Quadros desalinhados e com variadas dimensões. Há uma mistura de fotos, pôsteres e gravuras com objetos tais como pratos e placas que tornam a composição mais rica


Como podemos perceber, elaborar uma composição de quadros não é tão simples quanto parece. É necessário cuidado na escolha dos conteúdos que serão expostos, pois esses precisam estar em perfeita harmonia e devem comunicar o espírito da casa O posicionamento dos quadros também é muito importante e pode variar muito em função das suas dimensões e do e do ambiente imaginado.


Uma boa dica é fazer um modelo em papel metro de cada quadro que você deseja colocar e colar na parede com fita crepe.

ATENÇÃO: fita crepe é a única que conheço que não danifica a parede, ou seja, pra mim é a melhor forma de testar a composição na sua parede antes de fixar os quadros.




Teste de composição na parede com papel metro e fita crepe

Espero que tenham gostado. Para mim, quadros, assim como as plantas num lar são fundamentais e traduzem a personalidade do morador. Até a próxima!




RECENT POSTS

ARCHIVE

bottom of page