top of page

Espelho, espelho meu

O uso do espelho é um excelente recurso para ampliar espaços pequenos, destacar elementos em uma composição e sobretudo para tornar os ambientes mais sofisticados. Apesar de ser um elemento bastante condizente com o mundo contemporâneo, é sabido que o seu surgimento (e uso constante desde então) data de 6.000 a.C. Graças à tecnologia surgiram novas técnicas de fabricação que baratearam muito o custo desse material, hoje amplamente utilizado, especialmente em espaços pequenos que correspondem à realidade da maioria não é mesmo? Eu particularmente adoro usar espelhos sempre que possível nos meus projetos.


Cores de espelho

Para você que acha que o espelho é sempre a mesma coisa, atenção! O de uso mais convencional é o prata, também chamado de espelho cristal polido por nós arquitetos e designers de interiores. Hoje a variação dos tons está cada vez mais constante nos espaços, pois além do espelho prata também temos são muito utilizados na composição de ambientes o bronze e o fumê.


Espelho bronze compondo parede de espaço gourmet

Espelho fumê compondo todo o plano de fundo da sala, na lareira e nas estantes laterais

Liso ou bisotado?

Os espelhos lisos são mais utilizados de maneira geral, mas quando se fala em requinte o espelho bisotado merece destaque. O bisote nada mais é do que um pequeno chanfro feito nas bordas do espelho, fazendo uma espécie de moldura no mesmo. Esse detalhe é muito utilizado em ambientes mais sofisticados justamente porque quando associados os espelhos bisotados criam um painel de quadros de espelho e vão além da função de refletir elementos.


Os espelhos bisotados formam um grande painel nessa sala de estar


Como NÃO usar?

Melhor do que falar sobre como usar os espelhos é falar sobre o que devemos evitar quando resolvemos ter algum ou alguns em casa, pois apesar de gosto ser algo muito subjetivo ele deve se orientar por alguns parâmetros técnicos na hora da escolha do local de aplicação, do formato, da cor...

  1. Evite posicionar um espelho em frente ao outro

Talvez essa seja a pior coisa a se fazer quando tratamos de espelhos. Ao posicionar um espelho em frente ao outro criamos reflexões infinitas dos objetos posicionados entre eles, o que sobrecarrega visualmente o espaço além de tornar inútil o uso do espelho naquele local, pois ao invés de dar a sensação de amplitude ele fará justamente o contrário.


2. Evite comprar espelhos prontos, faça sob medida

A não ser que você esteja comprando um espelho clássico, barroco ou até mesmo contemporâneo, desses emoldurados que utilizamos para decorar, evite comprar um espelho pronto para instalar na sua casa. Quando feito sob medida o espelho torna-se ideal para o ambiente e evita armengues na decoração, como por exemplo, espelhos lisos emendados para formar uma única parede de espelho. Quanto mais liso e limpo visualmente, melhor.


3.Evite instalar espelhos próximo à área de cozimento/preparo de alimentos

Já vi várias vezes projetos de cozinhas/ varandas gourmet que contemplam o uso de espelhos acima do rodapia das bancadas nesses espaços e gosto bastante, acho que o ambiente fica muito mais elegante de fato. Acontece que se você tiver nessas áreas o preparo intenso de alimentos através do uso do fogão para frituras, churrascos, etc, esse espelho vai sujar muito mais rapidamente, o que pode lhe trazer um nível absurdo de limpeza dessa superfície diariamente. Se você prefere a praticidade ante a estética, melhor evitar.


4.Evite combinar diferentes cores e formatos de espelho num mesmo ambiente

Por mais que sejam bonitos, muitos espelhos diferentes num único espaço podem tornar o espaço muito confuso e carregado visualmente. Opte sempre por espelhos da mesma cor e do mesmo tipo.

.

Separei alguns ambientes onde achei que os espelhos foram usados de maneira adequada:


O uso do espelho como revestimento disfarçou as paredes do lavabo e ampliou o ambiente


O uso do espelho em frente a mesa de jantar duplicou a sala


Uma boa forma de utilizar espelhos nos quartos é nas portas dos armários ou nos móveis laterais da cama



Nesse quarto de casal minúsculo, o uso do espelho trouxe muito mais amplitude ao ambiente


O uso do espelho no fundo da estante trouxe leveza diante da quantidade de livros escuros


O uso do espelho bronze como plano de fundo na estante deu destaque aos objetos expostos


No banheiro, o uso de espelho nos armários “camufla” a marcenaria amplia o ambiente





RECENT POSTS

ARCHIVE

bottom of page